Quem educa? Escola ou família?

A educação é resultado de um trabalho coletivo e ao mesmo tempo é extremamente importante reconhecer individualmente as responsabilidades de cada um dos atores deste processo: Família, escola, sociedade.

Ainda é comum, pelos mais diversos motivos, que pais, mães, familiares da criança e do jovem deixem a cargo da escola a educação dos seus filhos e filhas. A família tem um papel fundamental nesse desenvolvimento já que a escola é, na verdade, uma das etapas do processo, mas não todo ele.

Importância da família

O primeiro contato social da criança, geralmente, acontece no meio familiar, o que a torna a primeira educadora. A escola se preocupa em inserir esta criança em seu grupo social (instituição de ensino) e fazer com que ela faça parte ativa e afetivamente desse novo ambiente, onde os valores aprendidos no ambiente familiar se unem com os valores que serão vivenciados na instituição de ensino.

Leia mais sobre o assunto e entenda as responsabilidades de escola e família

O papel da escola

Uma escola responsável e consciente quanto ao seu papel e o papel das famílias na educação, pode contribuir para conscientizar familiares que, mesmo sem intenção, demandam da escola muito mais do que deveriam. E não se trata, por exemplo, de somente ‘’convidar’’ a família para reuniões escolares. Inserir a família, por exemplo, nos projetos da escola, nas atividades de manutenção , nas discussões sobre planejamento e metodologias e até festividades para além daquelas já ‘’batidas’’ ( dia dos pais, dia das mães etc etc ). Já pensou em um dia de celebração do trabalho em conjunto da escola e das famílias? Ou num almoço coletivo? Ou pedir ajuda da família para um mutirão na escola ( pintar artisticamente uma parede junto com seus filhos, por exemplo). O afeto é algo essencial nessa relação afinal, como já dissemos, a educação é resultado de um trabalho coletivo.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags